quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Apagões da alma

Estou num ano difícil, tanto que não fiz nenhum post em 2015. Conhecendo a mim mesma sei que não escrever é um indício forte de que as coisas estão um pouco escuras por dentro. É difícil a gente falar assim, publicamente, da própria escuridão, não é? É sim, mas eu falo da minha em nome de muitas outras pessoas que também estão tendo um ano difícil. Eu falo dos "apagões da alma" que inevitavelmente chegam, uma hora ou outra, com menor ou maior intensidade, para os simples mortais que estão tão suscetíveis aos ciclos inconstantes da vida. Quem está encarnado já passou ou ainda vai passar por isso em algum momento. Fato!

Em estado latente de alma apagada a gente não vê cores, não sente vontade de estar com as pessoas, não quer falar, não quer ouvir. E às vezes não existe motivo nenhum para estar assim, só cansaço! Passa a ser atraente o refúgio do lar, as horas de sono, que ficam incrivelmente encantadoras. O isolamento passa a ser o programa mais incrível de uma alma apagada.

Se ninguém acende um fósforo você vai ficando ali, escurecendo lentamente, sem perceber. Quando notamos a vida perdeu a graça e a gente se sente um derrotado, uma pessoa sem valor. É triste isso, né? E é mais triste ainda que poucas pessoas percebem, porque está todo mundo cuidando da própria vida e travando batalhas pessoais. Não é sempre que nos dispomos a olhar pra fora da nossa caixinha. E por não perceber, às vezes a pessoa com a alma apagada passa por antipática.
Muitas vezes este ano eu devo ter sido julgada como tal.

Sabe, viver é às vezes mesmo muito cansativo. E essa luta determinada pela "sociedade" pra ser feliz, para ter tudo que a gente quer, essa batalha pra alcançar os sonhos, pra conseguir se livrar dos problemas, pra conquistar os outros, pra andar com as contas em dia, pra aguentar os malas de plantão, pra parecer sempre satisfeita... CANSA! Leva à estagnação.

E viver BEM pode ser tão mais simples... acredito que seja só se contentar. Se contentar sem acomodar. O contentamento acende a luz da alma apagada. O contentamento traz as cores, os sons e os sabores todos de volta. O contentamento é o que mais falta nesse mundo tão tecnológico, moderno, com os relacionamentos aparentemente facilitados pelas redes sociais. Pouca gente se contenta com o dia de hoje somente, com a refeição do dia, com os compromissos do agora, com um sorriso de bom dia, com uma noite de amor... o querer mais e mais e mais que vai apagando aos pouquinhos a gente. A ânsia pelo futuro, a insegurança pelo o que virá... e como virá e como será. Tanta ansiedade, tão pouca paz. Tanta gente perdida, se perdendo, entrando na escuridão sem perceber!

Comecei a ver a vida de pessoas próximas a mim, não todas fisicamente próximas, mas pessoas do meu coração. Quanta coisa triste acontecendo para alguns de meus caros também. Queria saber porque o mundo está assim!

É bom que você saiba, você que me achou em algum momento deste ano quieta, ausente, omissa, antipática... saiba do meu apagão e do meu esforço para encontrar de novo a porta de saída deste tempo tão sem graça, tão sem brilho, tão escuro! Tão triste.  Às vezes a alma está tão vazia que o melhor que podemos dar é o silêncio.

E escrevendo este post eu penso: como a vida é transitória! Como tudo é movimento! Porque quando tá tudo bem não fica tudo bem e pronto? Quando está tudo feliz ninguém pára pra pensar que o que é bom também passa. E passa... mas passa também a escuridão! Quando sobrevivemos à tristeza parece que a luz volta mais abundante, saímos do escuro mais maduros e fortalecidos. Nos sentindo mais gente. Não é?

Graças a Deus que é assim! Graças a Deus que passa.

O meu post de hoje vai pra todo mundo que está sofrendo em silêncio, no escuro.
Principalmente para aquele que não quer que ninguém saiba de sua dor.
E vai também como um pedido de desculpas, por dias omissos, por comportamentos frios.
Às vezes... por não amar o suficiente.








3 comentários:

  1. Querida Ana!

    Realmente senti sua falta, cadê a Ana com suas lindas msgs vindas diretamente do coração...suas fotos que nos diziam tanto...Mas eu tb me afastei um tanto "bão" este ano...isto em relação ao tanto que era presente...e vivi mais ou menos o que vc relata...e começo a ver a LUZ novamente mas está difícil diante de tudo que ocorre a nossa volta...sob todos os aspectos. Mas com FÉ e ESPERANÇA sigo em frente. Este "afastar" é preciso para abastecermos nossas energias e não por não amar o suficiente...E sairmos para o deserto conosco mesmo é muito doído, mas com certeza voltamos mais fortes e mais felizes. Meu abraço cheiiiinho de carinho. NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Bel! Eu vou mas eu sempre volto! Beijos querida!

      Excluir
  2. Ando sentindo mto sua falta. Essa dor tb ando sentindo... O mundo tá estranho... Mas sem dúvida é vc evoluindo minha amiga querida! Espero que fique volte logo contando suas experiências incríveis. Vc é mto querida e especial!

    ResponderExcluir